sexta-feira, dezembro 31, 2010
Mais um ano que termina...
sexta-feira, dezembro 24, 2010
Feliz Natal
quarta-feira, dezembro 22, 2010
Alarmes sensíveis...
quinta-feira, dezembro 16, 2010
Carlos Pinto Coelho - O Fim do Acontece
terça-feira, dezembro 14, 2010
"A Brasileira" do Chiado
quarta-feira, novembro 24, 2010
As Músicas do Pipas
O Blog chama-se "As Músicas do Pipas" e é o meu novo projecto, um blog sobre música e tudo aquilo que a rodeia.
Estão todos(as) convidados(as) a lá irem dar uma "espreitadela".
Pipas
sexta-feira, novembro 19, 2010
Piratear ou não piratear eis a questão!!!!!
quarta-feira, novembro 17, 2010
Estantes & Livros - Fim da primeira fase
segunda-feira, novembro 15, 2010
Estantes & Livros - Dia 4
sexta-feira, novembro 12, 2010
Estantes & Livros - Dia 3
Estantes & Livros - Dia 2
quinta-feira, novembro 11, 2010
Estantes & Livros - Dia 1
Fiquem bem.
Pipas
quarta-feira, novembro 10, 2010
Julie & Julia
terça-feira, novembro 09, 2010
PREGUIÇA!!!!!!!
O meu maior defeito é a PREGUIÇA!!!
Aceito sugestões para me ajudar a combater a mesma...
Obrigado
Pipas
segunda-feira, outubro 04, 2010
Janis Joplin - 40 anos depois
terça-feira, setembro 14, 2010
Bricolages...
sábado, setembro 11, 2010
"CHILE para que nunca mas" - O primeiro 11 de Setembro
terça-feira, agosto 31, 2010
Kings
sexta-feira, agosto 27, 2010
USS ENTERPRISE
quinta-feira, agosto 26, 2010
Carlos Paião - Deixou-nos à 22 anos
Faz hoje dia 26 de Agosto de 2010, vinte e dois anos que faleceu apenas com trinta anos de idade um dos músicos/cantores que mais marcou a década de 80 em Portugal.
Carlos Paião, médico de formação, ficou conhecido em 1981 ano em que venceu o festival da canção da RTP com a canção "Playback" em que faz crítica aos artista que usavam essa tecnica nas suas performances, ficando à frente de artistas consagrados e famosos da época como as Doce ou o José Cid. Apesar de depois ter ficado em penúltimo no festival da Eurovisão, isso não fez a sua populariedade diminuir, antes pelo contrário.
Partir daí Carlos Paião não parou de fazer música tanto para ele como para outros artistas, trabalhou com o Herman José, fazendo todas as músicas da personagem "Serafim Saudade" e também o famoso hino para o mundial de futebol de 1986 "Bamos Lá Cambada", cantada pela personagem "José Estebes" do Herman, fez um fado para a Amália Rodrigues "O Senhor Extra-Terrestre" e juntamente com a Candida Branca Flor no festival da canção de 1983 interpretou a canção "Vinho do Porto" que ficou em 3º lugar esse ano.
Deixou um albúm em vida, "Algarismos" (1982) e um já póstumo, "Intervalo" (Setembro 1988)
Infelizmente no dia 26 de Agosto de 1988 Carlos Paião faleceu num aparatoso acidente de viação na antiga EN1 quando ia a caminho de um concerto na zona centro. (Há uma teoria da conspiração/mito urbano que diz que ele foi enterrado ainda com vida, mas isso foi desmentido pelos médicos que dizem que o acidente foi tão grande e ele sofreu tanto que era impossível ter sobrevivido).
Perdeu-se um grande músico e compositor da chamada "música ligeira" portuguesa, mas principalmente perdeu-se um grande talento e uma pessoa extraordinária que muito ainda tinha a dar à música e a Portugal.
Fiquem bem
Pipas
quarta-feira, agosto 25, 2010
Uma Aventura... para tirar o Cartão do Cidadão

quarta-feira, agosto 18, 2010
Supertramp 2010

Aqui está!!!!
Dia 12 Setembro lá estarei para assistir ao concerto dos "Grandes" Supertramp, uma das minhas bandas de eleição no Pavilhão Atlantico.
Vai ser espectacular de certeza, poder ouvir ao vivo músicas imortais tais como "School"; "Rudy"; "Goodbye Stranger" e outras mais que nos acompanham desde os anos 70.
Fiquem bem
Pipas
segunda-feira, agosto 16, 2010
Elvis Presley - 33º aniversário do seu falecimento
Faz hoje 33 anos (tantos como eu tenho de vida) que morreu o por muitos considerado "Pai" do Rock N' Roll - Elvis Presley.
Elvis Presley foi sem dúvida e continua a ser um ícone e um ídolo para muita gente, a sua música marcou uma era e deu início ao que poderemos chamar "música moderna" e "Rock".
Uma grande perda sem dúvida mas tal como todos os outros que se seguiram (James Dean, Jim Morrisson, Hendrix e até mesmo mais recentemente Kurt Cobain ou Heather Ledger), também a sua morte em circunstâncias até hoje nunca bem esclarecidas (muitos ainda dizem que ele está vivo), serviu para criar a imagem de ícone que temos dele.
Polémicas à parte Elvis é uma das figura ímpares e de grande importância do séc. XX.
Fiquem bem.
Pipas
sexta-feira, julho 30, 2010
António Feio 1954 - 2010
Esta é a minha humilde mas sentida forma de deixar um último adeus a um grande actor e Homem.
António Feio era um grande artista, não apenas como actor mas também como encenador, fez as delícias de todos os portugueses, com os seus trabalhos com o José Pedro Gomes, nomeadamente com as "Conversas da Treta" mas também em trabalhos mais sérios e de grande qualidade tanto no teatro como na televisão.
Portugal hoje ficou mais pobre, mas de certeza que a sua obra irá perdurar na memória de todos nós.
Grande abraço António
Pipas
domingo, julho 25, 2010
BROKEN FLOWERS
Recentemente vi outro filme de um dos meus realizadores preferidos, que foi este "Broken Flowers" do Jim Jarmusch.
Este filme conta a estória de Don, um verdadeiro "Don Juan" dos tempos modernos, que no preciso dia em que a sua última companheira sai de casa recebe uma carta anónima de uma suposta "ex" de há 20 anos atrás a dizer-lhe que tem um filho dele e que esse mesmo filho saiu de casa à sua procura.
A partir deste mote, Don instigado pelo seu vizinho Wiston, pai de família com três empregos e com aspirações a detective, parte numa viagem pelos Estados Unidos à procura da suposta mãe desse seu filho.
Don para além da viagem pelo país, faz também uma viagem introspectiva à sua vida, ao seu passado, às opções que tomou ao longo da mesma, ao que ele se tornou e como será a vida por diante.
Este filme pode-se considerar uma comédia, com cenas bastante engraçadas e diálogos inteligentes mas vive sobretudo dos equívocos e embaraços que Don vai tendo e dos silêncios que falam mais que as palavras, que são uma especialidade e normais nos filmes de Jarmusch.
Com um elenco de luxo, podemos ver Bill Murray no papel de Don e outros mais como a Sharon Stone, Jeffrey Wright, Jessica Lange entre outros.
Jarmusch com este filme ganhou o grande prémio do júri do Festival de Cannes.
Tudo bons ingredientes para se ver este filme com atenção, recomendo-o.
Fiquem bem.
Pipas
sábado, julho 24, 2010
Novas aquisições - Carlos Bica - John Coltrane


Ontem aproveitando o facto de ter saido mais cedo do trabalho e ter feito a travessia do Tejo no cacilheiro, saindo no Cais do Sodré, resolvi subir a Rua do Alecrim e ir a essa maravilha que é a Trem Azul, essa loja especializada em Jazz e base da editora do mesmo género musical que é a Clean Feed que tanto furor tem feito no mundo do Jazz.
Um album sem dúvida excelente que traz sete músicas originais de Carlos Bica, uma de João Paulo e duas versões de outra músicas.
quinta-feira, junho 17, 2010
Livraria Trama

segunda-feira, junho 14, 2010
Stº António 2010 - Eu não fui...

quinta-feira, maio 27, 2010
Hoje perdi um amigo...
Hoje preciso de desabafar… Há muito que não escrevo nada devido a vários factores, desde a minha vida profissional, à minha vida pessoal e social e até mesmo (e principalmente) aos ataques de preguiça e falta de vontade para escrever.
A minha vida mais ou menos tem corrido bem, apesar de passar muito tempo fora os problemas e dificuldades que eu passei no ano de 2008 e metade do ano de 2009 foram (quase) resolvidos, conheci uma pessoa pela qual me apaixonei e ela por mim, estamos muito felizes juntos (ou o pouco que passamos juntos), tudo vai como se diz na gíria popular e também na gíria do meu trabalho, de "vento em popa".
Mas infelizmente a vida não é perfeita e houve dois acontecimentos nestes últimos tempos que me deixaram de rastos e um deles chegou até a interferir com a minha relação com a P.
Não vou especificar o primeiro aqui porque envolve terceiros que me são muito próximos e não vale a pena nem é conveniente expor vidas privadas aqui na internet, mas resumindo foi que houve uma pessoa que sempre foi o meu modelo e inspiração que de um dia para o outro deitou tudo isso por terra, fazendo-me sentir traído, como que se tudo o que de bom que vi e aprendi com ele desaparecesse de um momento para o outro, foi como se o mundo desabasse a meus pés.
O segundo aconteceu hoje, ou melhor tive a notícia hoje de manhã, e foi o falecimento do meu camarada de serviço com quem eu lido (lidava) quase todos os dias, chegando a passar mais tempo com ele do que com a P. e com a minha família.
O Catalão, era uma pessoa fantástica, um excelente profissional, um camarada e amigo, nós os dois nos completávamos, um ao outro, tínhamos um convívio enorme, éramos confidentes um do outro, quando ele tinha problemas pessoais ou eu, sabíamos que tínhamos sempre um ombro e um amigo para nos apoiar e aconselhar, quando em missões fora, saiamos, divertíamo-nos os dois e com o resto do pessoal, noitadas em Portimão, em Ponta Delgada, petiscadas e "almoçaradas" em Tróia, enfim tudo o que a vida tem de bom…
Mas a vida prega-nos partidas… E com ele foi cruel, deixou-o num momento de felicidade, junto aqueles que ele mais amava, no auge da juventude, desfazendo os sonhos e projectos futuros que ele tinha para ele e para a família.
A vida é má e injusta, o que agora é bom e parece perfeito no segundo a seguir é terrível e miserável, sei que o contrário também acontece mas infelizmente cada vez vejo mais infelicidade e azar em vez de alegria e felicidade…Fiquem bem
Pipas
domingo, abril 18, 2010
Man From Earth

O filme chama-se “Man From Earth”, foi escrito por Jerome Bixby’s, conhecido escritor de contos de ficção científica e de episódios de séries fantásticas como a “Twilight Zone” ou o “Star Trek”.
Este filme, bastante simples visualmente e feito com um pequeno orçamento vem provar mais uma vez que não são necessários milhões de dólares e carradas de efeitos especiais para contar uma boa estória e principalmente que essa estória nos ponha a pensar e a interrogar-nos a nós próprios sobre várias questões que nos aparecem e que destroem por completo tudo aquilo que sempre julgamos certo e imutável.
O filme conta a estória de um professor (John Oldman, até o nome é uma metáfora), que se encontra em casa a fazer uma mudança juntamente com a sua amiga/namorada também professora de História Sandy, quando surgem mais uns quantos colegas professores e cientistas que se juntam a eles para se despedirem.
Esse grupo de amigos/colegas professores é constituído por um biólogo, um antropólogo, um arqueólogo que vem acompanhado com uma aluna, uma professora de literatura e cristã convicta e por um psiquiatra que se junta a eles mais tarde e que tem um papel muito importante e revelador no final do filme.
Aquando das despedidas e após várias insistências dos seus colegas sobre quais as razões que o levam a ir embora, John Oldman resolve primeiro lentamente e sob a forma de hipótese revelar-lhes a verdade: Que ele tem cerca de 14000 anos de idade, nasceu na época do Homem de Cro-Magnon e que por alguma razão nunca por ele descoberta não envelhece nem morre.
A partir deste ponto a acção vai-se desenrolando sempre na forma de conversa entre ele e os seus colegas professores que lhe vão colocando inúmeras questões técnicas, históricas e científicas às quais ele apresenta sempre argumentos que refutam a sua história.
Ele conta as mudanças de clima, a era glaciar e o degelo, o início das grandes civilizações tais como os Sumérios e Fenícios, a sua ida para a Índia onde viveu e estudou com o próprio Buda, a sua relação com a(s) religião(ões), sempre sendo questionado pelos seus colegas.
O filme vai tendo um crescendo de emoção atingido o clímax quando ele conta a sua participação na criação do Cristianismo abalando por completo a sua colega de literatura que como atrás disse é uma católica convicta.
Após isso e para não magoar mais os colegas ele desmente tudo o que disse e conta que foi tudo uma brincadeira de mau gosto, o que leva os seus colegas a irem embora exceptuando Sandy à qual ele continua a contar a sua história e que vai dar origem a uma revelação final surpreendente.
Tal como disse ao início este filme é todo passado na casa de John Oldman, onde os intervenientes falam uns com os outros, num crescendo de emoção, dúvidas e incertezas sobre tudo o que por eles são certezas e dados adquiridos, criando um ambiente intimista e um pouco melancólico, fantástica a parte em que ele junto à lareira da casa põe uma peça de Bethoveen a tocar aumentando o dramatismo de toda a cena.
Outra particularidade deste filme é que os produtores o puseram acessível a todos para download na internet como forma de divulgação do mesmo.
Adorei este filme, bastante simples visualmente mas com uma estória que nos prende ao ecrã e que nos levanta uma série de dúvidas, recomendo-o a toda a gente.
Pipas
domingo, fevereiro 28, 2010
Para ti P. !!!
Amo-te e não te quero perder!!!!
Pipas
sábado, fevereiro 27, 2010
Alice in Wonderland - Tim Burton
Só tenho a dizer: A NÃO PERDER, TIM BURTON NOVAMENTE NO SEU MELHOR!!!
Fiquem bem
Pipas