Jorge de Sena que saiu de Portugal para o Brasil em exílio devido às perseguições políticas do regime de Salazar em 1959, naturalizou-se cidadão Brasileiro em 1963 e em 1965 foi para os Estados Unidos, onde veio a falecer em 1978.
Apesar da Revolução do 25 de Abril, Jorge de Sena nunca mais voltou a Portugal, sendo sepultado em Santa Bárbara nos Estados Unidos onde o seu corpo permaneceu até à pouco.
Foi um dos maiores pensadores portugueses do séc. XX, professor catedrático, estudioso da literatura e cultura Portuguesa, foi igualmente dinamizador e tradutor de grandes autores Anglo-Saxónicos nomeadamente T.S. Elliot, Hemingway, Faulkner e outros.
Este gesto de trazer os restos mortais de Jorge de Sena para Portugal, só peca por ser tardio e não serve de desculpa (nem a outros como ele), pelo o que país lhe fez.
Deixou uma enorme obra literária, num estilo único que faz as delícias de quem lê.
A sua obra é sem dúvida excelente, destaco as obras "Visão Perpétua" (poesia) e "Sinais de Fogo" (prosa) como exemplos da sua mestria e sugestão de leitura a quem ainda nunca os leu.
Fiquem bem
Pipas
P.S. Deixo um vídeo com a declamação de um poema de Jorge de Sena que ainda hoje se mantêm bastante actual.
4 comentários:
Jorge de Sena foi cruelmente injustiçado pelo nosso país. :(
Mais do que merecido :)
BE
Como disse o Manuel Alegre pareceu um regresso quase clandestino.
Um abraço.
As coisas que tu sabes...
Nem ouvi falar disso...
but then again, my head is far deep... lol
bjufas
Enviar um comentário