Há muito tempo (3 meses mais ou menos) que eu não vinha aqui ao blog, mas hoje resolvi voltar a postar e como tal escolhi um tema que já há bastante tempo queria falar.
Esse tema como já se devem de ter apercebido é a CP.
A CP actualmente é um conjunto de empresas públicas que gere tudo o que tenha ver com os comboios, a circulação, e infraestruturas, respeitantes aos mesmos.
Eu sou utente da CP practimente desde que existo, como vivo nos arredores de Lisboa, na chamada "Linha de Sintra", o comboio é o meio preferencial, mais directo e rápido para me deslocar para Lisboa onde trabalho ou para qualquer outro sítio da "Linha" onde tenha de ir seja qual for a razão.
Até aqui, tudo muito bem, mas infelizmente a CP também é das empresas que mais maltrata os seus clientes!
A CP tem um historial muito negro na forma como trata os seus passageiros, vou-me centrar evidentemente na realidade que melhor conheço, a já atrás referida "Linha de Sintra".
A "Linha de Sintra" pertence à "Unidade Comboios Suburbanos de Lisboa", e serve se não a zona mais populosa do país, uma das mais e divide-se em várias "linhas": a de Sintra, a de Roma-Areirio-Oriente, a da Azambuja a de Castanheira do Ribatejo e a de Cascais. Milhares de pessoas usam essas linhas diariamente para se dirigirem aos seus trabalhos, para regressarem a casa e também para deslocações de lazer e como tal tem de pagar esse serviço, seja com bilhetes ou passes sociais e toda gente (julgo eu) que paga algum serviço gosta de ser bem servida por esse mesmo serviço. Mas infelizmente a CP esquece-se desse retorno.
Agora vou apontar algumas das coisas em que a CP falha redondamente.
Eu sei que tudo tem de evoluir e ser modernizado, e como tal a CP nesse campo também evolui e nada a dizer contra isso, evoluiu nos comboios nas estações e nas linhas mas infelizmente cada vez que a CP evolui e principalmente nas infraestruturas (estações e linhas) levam uma eternidade a completar as obras, resultado - estações provisórias, sem condições, algumas mesmo autenticos estaleiros de obras, falta de acesso ou acesso muito condicionado a pessoas com deficiencias ou mobilidade reduzida, poucas e deficientes bilheteiras pouca protecção contra o sol e a chuva, atrasos nos horários quando há obras nas linhas, muito mais duração de tempo a efectuar os trajectos, enfim tudo o que de pior pode acontecer.
Eu não sou contra essas obras, antes pelo contrário, sou é contra a duração exagerada das mesmas e do mau planeamento e execução das estações temporárias.
Outra coisa que evoluiu foram os bilhetes, deixaram de ser bilhetes em papel para passarem a ser bilhetes "electrónicos" em que temos um cartão e podemos carregar viagens neles.
Óptima ideia e conceito, mas... Mais uma vez uma péssima execução.
As máquinas onde se tiram os bilhetes são confusas, nada "amigáveis" ao utilizador, e se carregar com várias viagens do mesmo percurso e se por alguma razão tem de se fazer uma viagem num percurso diferente, por exemplo um utilizador da linha de Sintra ter de usar a Linha de Cascais, só pode carregar viagens se o seu cartão estiver vazio de viagens da Linha de Sintra senão tem de comprar outro cartão, os cartões só têm validade de um ano, ou seja se a validade acabar (e diga-se que não há razão nenhuma para os cartões terem validade sem ser só para se comprar mais cartões e com isso dar dinheiro à CP), os cartões ficam unitilizados e deixam os utentes "à toa" sem saber porque é que o cartão está inválido, porque os ditos cartões não avisam quando a validade está a acabar e ninguém controla à quanto tempo tem o cartão.
Outra inovação que vieram com estes bilhetes electrónicos são os "torniquetes", outra óptima ideia mas que é muito pouco exequível devido à enorme quantidade de pessoas que utilizam os comboios, provocando autenticos engarrafamentos e atropelos à saida/entrada das estações.
Outro grande problema da CP são as greves. A greve é um direito dos trabalhadores, concordo e aceito, mas quando é demais como tem sido actualmente é terrível!! Os trabalhadores da CP têm de se mentalizar que com a greve não estão a prejudicar o governo ou os patrões da CP, mas sim os milhares de utentes que passam um autentico martírio nos dias de greve.
Para finalizar este rol de opiniões sobre a CP, vou falar sobre as "brigadas de fiscalização". As "brigadas de fiscalização" são um conjunto de jovens que andam em bando tanto nas entradas das estações sem torniquetes, como dentro do comboio a verificar se os bilhetes são válidos. Naturalmente que concordo com a fiscalização, quem usa tem de pagar ponto final - mas discordo dos métodos, prepotência e má educação desses jovens (a maioria ex-militares contratados que terminaram os contratos e refugiam-se neste tipo de trabalhos, fiscalização e segurança privada), que amedrontam as pessoas e têm sempre uma pose de "polícia de choque".
Posto isto tudo, acho que a melhor coisa que poderia acontecer à CP era ser privatizada! E porquê ser privatizada?
Ao ser privatizada acabavam-se as injecções de dinheiro do Estado, porque a CP como é mal gerida é das empresas públicas que mais prejuizo dá ao país, os gestores tinham de a tornar rentável, a imagem e métodos de trabalho também teriam de melhorar, criar estratégias para angariar mais utentes, mais rapidez nas obras e melhoramentos de linhas e estações, isto só para dar apenas algumas ideias. Naturalmente isto também se ia reflectir nos bolsos dos utentes, os bilhetes e passes iriam aumentar, mas eu prefiro pagar mais e ter um bom serviço e ser respeitado como cliente e utilizador do que ser tratado da forma que sou tratado pela CP.
Peço desculpa pela desabafo, mas isto é a minha opinião pessoal de utente da CP e tenho a certeza absoluta que muita mais gente pensa igual a mim.
Fiquem bem.
Pipas
4 comentários:
Sê bem-regressado à blogo! :)
Quanto ao post, apesar de não usar a CP no meio dia-a-dia, embora ande de transportes públicos, compreendo-te perfeitamente.
Somos um povo que cultiva demasiado o carro próprio, a tal ponto que tê-lo tornou-se numa obsessão, que começa em tenra idade.
Ao contrário do resto da UE, Portugal nas últimas décadas apostou mais nas estradas do que nas ferrovias, resultante talvez da cultura acima referida, como poderás confirmar neste interessante artigo:
http://economia.publico.pt/Noticia/portugal-perdeu-43-por-cento-dos-passageiros-de-comboio-em-20-anos_1478215
Temos caprichos de rico, mas carteira de pobre...
Viva! A privatização não é solução pois o serviço perderia alguma da qualidade que ainda tem, de vez em quando e os preços aumentariam. No resto da Europa critica-se muito os comboios privados.
Mas a CP é como a TVCabo - uma vergonha!
Ainda sou do tempo em que a brigada de fiscalização estava à saída do Rossio e nas portas lá víamos o calmeirão um HULK cinzento..
Quando tu fores assaltado na Linha de Sintra por gente que come do teu dinheiro sem fazer nenhum...(esses sim gostam de espalhar terror, assaltar e maltratar as pessoas aqueles que pagam como tu...), vais choramingar por mais segurança e fiscalização.
Gente mesquinha...A linha de sintra tem 1001 problemas e só se interessam com os que trabalham...
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