Foi com um grande pesar que tomei conhecimento da morte do grande António Sérgio, essa voz inconfudível da rádio em Portugal.
Já no ano passado fiz um post sobre ele, referindo a sua saída da Rádio Comercial/Best Fm e a sua ida para a Rádio Radar.
O António Sérgio começou a sua carreira na rádio ainda na década de 60, mas foi na década de 70 que iniciou os seus programas de autor, primeiramente na Renascença, depois na Comercial, onde o seu programa "Hora do Lobo" durou cerca de 10 anos, passou também pela XFM e agora por fim na RADAR, com o programa "Viriato 25". Nas rádios por onde passou teve sempre como "missão" a divulgação da música alternativa e dar a conhecer igualmente novos projectos e vozes, sendo talvez o maior exemplo dessa divulgação os próprios Xutos & Pontapés que ele tanto apoiou e apostou nos idos anos 70, e que se tornaram na maior banda Rock Portuguesa.
Assim se calou aos 59 anos, vítima de ataque cardíaco, o último grande "radialista" e divulgador de música alternativa em Portugal, uma voz "grossa" mas melancólica que tanta companhia fez nas noites da rádio, essa companhia de tanta gente, eu incluído que quando me deitava fazia sempre questão de o ouvir nem que fosse apenas 5 minutos antes de adormecer para me actualizar nas novas tendencias musicais.
Um grande abraço e que a tua voz se faça ouvir ainda durante muitos anos, nem que seja só na nossa lembrança.
Pipas
P.S. A foto aqui posta é da Rita Carmo, para uma entrevista que António Sérgio deu à Blitz.
1 comentário:
Já não me lembrava que ele tinha passado pela XFM. A saída dele da Comercial foi polémica. Na Radar talvez tenha ouvido o programa dele uma ou duas vezes.
Enviar um comentário