quinta-feira, abril 05, 2007

"Nossa Senhora de Paris"

Boa noite, tal como prometido, hoje vou falar sobre o livro que entretanto já acabei de ler. Esse livro como referenciei no último post, é o "Nossa Senhora de Paris" de Victor Hugo, um dos maiores escritores de todos os tempos.
Este romance, talvez seja mais conhecido por outro nome, pelo qual estamos mais familiarizados através das produções da Disney, que fizeram uma adaptação para animação desta história e a que deram o nome de "O Corcunda de Notre Dame". Exacto, é a história de Quasímodo e dos amores que a bela cigana "Esmeralda" provoca nele e em "Claudio Frollo", arcediago (padre), (da igreja de "Notre Dame"), seu protector. Amor esse não correspondido, visto Esmeralda estar apaixonada por Febo, jovem oficial da guarda.
Esta é a história desse triangulo amoroso e das suas desventuras, em que há um encandeamento e uma espiral na história das várias personagens que como ao bom estilo romãntico em que Victor Hugo está enquadrado, acaba sempre em tragédia.
Mais não digo sobre a história...
Este livro, tem como particularidade, a sua estrutura, visto que Victor Hugo, não tem uma narrativa corrida, coesa, intervalando os acontecimentos do romance, com descrições históricas e sociais da Paris de 1500 e comparando-a à da sua época. Além da descrição da Paris do fim da época medieval, Victor Hugo também descreve e aí talvez entre o verdadeiro protagonista desta história que é a catedral de "Nossa Senhora de Paris" e a arquitectura gótica. Victor Hugo descreve com enorme exactidão e pormenor toda a arquitectura, escultura, etc. relativa à catedral e restante arquitectura de Paris.
É um livro grande, a edição que li tem mais de 500 páginas, por vezes um pouco monótono para quem não esteja interessado nas descrições históricas, sociais e arquitectónicas, que intervalam a acção das personagens, mas por outro lado quem se interessa por essas coisas (como é o meu caso), o livro é fantástico e muito bem escrito e entusiasmante, apesar do seu tamanho.
A meu ver é um livro que para quem se interesse por história ou história de arte, de indispensável leitura.
Boa noite
Pipas

Sem comentários: