terça-feira, setembro 09, 2008

20 centímetros



Boas amigos(as), recentemente vi um filme que achei deveras engraçado e que aborda um tema que para muitos ainda é considerado tabu.
Os transsexuais e a vontade de trocar de sexo.
Com o título de "20 Centímetros" (em português), o filme de origem espanhola é realizado por Rámon salazar, realizador bastante conhecido do cinema espanhol.
Numa mistura de comédia, tragédia e musical, conta a história de "Marieta", um transsexual que sofre da doença de Narcolepsia, cujo único desejo é "livrar-se dos 20cm que tem a mais".
"Marieta" que se prostitui nas ruas de madrid, sofre as mais diversas desventuras, avanços e recuos, para conseguir alcançar o seu objectivo e com isso ganhar a sua felicidade, mesmo que para isso tenha de abdicar do amor da sua vida.
Conta igualmente seu problema com a narcolepsia, cujas crises são retratadas no filme de uma forma engenhosa, como sonhos musicais em que "Marieta" surge na pele de vedeta em diversos números.
Rámon Salazar, com este filme mostra-nos de uma forma descomplexada e alegre um problema que abrange muita gente actualmente mas que continua a ser visto como um tabu ou um complexo; a indecisão a cerca da sua sexualidade.
Também nos mostra uma visão da Madrid moderna, degradada, da prostituição, do vício, dos bairros pobres e de quem lá vive que tem de recorrer à prostituição ou negócios "menos claros".
Gostei muito deste filme, dou os meus parabéns a Mónica Cervera pelo seu desempenho no papel de "Marieta", mostrou uma aptidão e um à vontade enorme neste papel.
Aviso que o filme poderá ter também uma ou outra cena mais "quente", menos recomendável a visões mais púdicas.
fiquem bem
Pipas



2 comentários:

J. Maldonado disse...

Por acaso vi esse filme no cinema há uns anos atrás.
Achei muito interessante a temática, mas não apreciei o musical.

Unknown disse...

Cenas "quentes" e menos recomendáveis a visões mais púdicas????????
Amigo vou já ao clube de video alugá-lo :)

20 centímetros... parece-me extremamente positivo - um título extremamente positivo :) :)

Jocas GIGANTES