quinta-feira, janeiro 14, 2010

Açores - Transito

Olá amigos(as), espero que tenham entrado com o "pé direito" neste novo ano de 2010, na companhia de quem mais amam e que tudo o que pediram para este ano se concretize.

Como já vos tinha dito, desde dia 26 de Dezembro do ano passado que me encontro em missão no Arquipélago dos Açores, sei que já podia ter postado aqui várias coisas mas infelizmente devido à fraca ligação de internet que tenho e à pouca disponibilidade de tempo, só agora consegui vir até ao blog.

Neste post vou falar da viagem que fiz desde Lisboa até Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) e que digo desde já que foi a pior que fiz nestes meus anos todos de Marinha e navios.

Saimos de Lisboa por volta das 1600 horas de dia 26 de Dezembro de 2009 e rumamos para os Açores, logo à saida constatou-se que as condições de mar não iam ser as melhores, mas com o avançar do dia tivemos a certeza que ia ser um transito muito difícil. Assim foi, estando prevista nossa chegada a 28 de Dezembro só conseguimos chegar dia 30, devido ao mau tempo, foram 5 dias terríveis, com o mar a ter ondas de cerca de 9 metros de altura e rajadas de vento não digo ciclónicas mas quase, com os intermináveis "saltos, trambolhões" e respectivo mal estar que isso provoca à guarnição.

Para além de nós, também o próprio navio sofreu algumas "maleitas", pequenos alagamentos, material partido e perdido devido à força do mar.

Apesar de em 2001 na Alvares Cabral ter apanhado um furacão no transito para os Estados Unidos, como atrás disse, esta foi a navegação que mais me custou em toda a minha vida de Marinha.

Deixo um pequeno vídeo filmado na Ponte do navio que dá uma pequena ideia do que foram esses dias.

Fiquem bem

Pipas

1 comentário:

- disse...

por amor da santa :/ ainda bem que estás bem!!