quinta-feira, agosto 26, 2010

Carlos Paião - Deixou-nos à 22 anos

Faz hoje dia 26 de Agosto de 2010, vinte e dois anos que faleceu apenas com trinta anos de idade um dos músicos/cantores que mais marcou a década de 80 em Portugal.

Carlos Paião, médico de formação, ficou conhecido em 1981 ano em que venceu o festival da canção da RTP com a canção "Playback" em que faz crítica aos artista que usavam essa tecnica nas suas performances, ficando à frente de artistas consagrados e famosos da época como as Doce ou o José Cid. Apesar de depois ter ficado em penúltimo no festival da Eurovisão, isso não fez a sua populariedade diminuir, antes pelo contrário.

Partir daí Carlos Paião não parou de fazer música tanto para ele como para outros artistas, trabalhou com o Herman José, fazendo todas as músicas da personagem "Serafim Saudade" e também o famoso hino para o mundial de futebol de 1986 "Bamos Lá Cambada", cantada pela personagem "José Estebes" do Herman, fez um fado para a Amália Rodrigues "O Senhor Extra-Terrestre" e juntamente com a Candida Branca Flor no festival da canção de 1983 interpretou a canção "Vinho do Porto" que ficou em 3º lugar esse ano.

Deixou um albúm em vida, "Algarismos" (1982) e um já póstumo, "Intervalo" (Setembro 1988)

Infelizmente no dia 26 de Agosto de 1988 Carlos Paião faleceu num aparatoso acidente de viação na antiga EN1 quando ia a caminho de um concerto na zona centro. (Há uma teoria da conspiração/mito urbano que diz que ele foi enterrado ainda com vida, mas isso foi desmentido pelos médicos que dizem que o acidente foi tão grande e ele sofreu tanto que era impossível ter sobrevivido).

Perdeu-se um grande músico e compositor da chamada "música ligeira" portuguesa, mas principalmente perdeu-se um grande talento e uma pessoa extraordinária que muito ainda tinha a dar à música e a Portugal.

Fiquem bem

Pipas

Sem comentários: