sexta-feira, julho 30, 2010

António Feio 1954 - 2010

Esta é a minha humilde mas sentida forma de deixar um último adeus a um grande actor e Homem.

António Feio era um grande artista, não apenas como actor mas também como encenador, fez as delícias de todos os portugueses, com os seus trabalhos com o José Pedro Gomes, nomeadamente com as "Conversas da Treta" mas também em trabalhos mais sérios e de grande qualidade tanto no teatro como na televisão.

Portugal hoje ficou mais pobre, mas de certeza que a sua obra irá perdurar na memória de todos nós.

Grande abraço António

Pipas

domingo, julho 25, 2010

BROKEN FLOWERS




Recentemente vi outro filme de um dos meus realizadores preferidos, que foi este "Broken Flowers" do Jim Jarmusch.

Este filme conta a estória de Don, um verdadeiro "Don Juan" dos tempos modernos, que no preciso dia em que a sua última companheira sai de casa recebe uma carta anónima de uma suposta "ex" de há 20 anos atrás a dizer-lhe que tem um filho dele e que esse mesmo filho saiu de casa à sua procura.

A partir deste mote, Don instigado pelo seu vizinho Wiston, pai de família com três empregos e com aspirações a detective, parte numa viagem pelos Estados Unidos à procura da suposta mãe desse seu filho.

Don para além da viagem pelo país, faz também uma viagem introspectiva à sua vida, ao seu passado, às opções que tomou ao longo da mesma, ao que ele se tornou e como será a vida por diante.

Este filme pode-se considerar uma comédia, com cenas bastante engraçadas e diálogos inteligentes mas vive sobretudo dos equívocos e embaraços que Don vai tendo e dos silêncios que falam mais que as palavras, que são uma especialidade e normais nos filmes de Jarmusch.

Com um elenco de luxo, podemos ver Bill Murray no papel de Don e outros mais como a Sharon Stone, Jeffrey Wright, Jessica Lange entre outros.

Jarmusch com este filme ganhou o grande prémio do júri do Festival de Cannes.

Tudo bons ingredientes para se ver este filme com atenção, recomendo-o.

Fiquem bem.

Pipas

sábado, julho 24, 2010

Novas aquisições - Carlos Bica - John Coltrane



Ontem aproveitando o facto de ter saido mais cedo do trabalho e ter feito a travessia do Tejo no cacilheiro, saindo no Cais do Sodré, resolvi subir a Rua do Alecrim e ir a essa maravilha que é a Trem Azul, essa loja especializada em Jazz e base da editora do mesmo género musical que é a Clean Feed que tanto furor tem feito no mundo do Jazz.
Como sempre a escolha era imensa e sempre difícil de fazer mas lá optei por comprar estes dois fabulosos albuns.
O primeiro é o "Interstellar Space" do grande John Coltrane acompanhado à bateria por Rashied Ali, um album de Free Jazz e improvisação que só foi editado primeiramente em 1974 já depois da morte de Coltrane e depois em 2000 em CD (esta foi a versão que comprei), com duas faixas extra que não constavam no album original.
O segundo é o "Carlos Bica + Matéria Prima", album que reune gravações das actuações na Culturgest, Casa Da Música e no Museu do Oriente" desta formação de músicos de Jazz que tem à cabeça Carlos Bica, reconhecido músico (contrabaixista) e compositor, Mathias Schriefl jovem alemão e grande revelação no trompete, João Paulo no piano, Mário Delgado na guitarra eléctrica e João Lobo na bateria.
Um album sem dúvida excelente que traz sete músicas originais de Carlos Bica, uma de João Paulo e duas versões de outra músicas.
Já ouvi ambos e são excelentes uma óptima compra sem dúvida.
Fiquem bem
Pipas

Proposta Indecente

Fantástico ehehehe versão legendada

Fiquem bem

Pipas