segunda-feira, maio 21, 2012

A minha luta



Há bastantes meses que não venho aqui ao blog, situação essa que já não é a primeira vez... Por vezes ando mais "inspirado" e outras sem vontade nenhuma de escrever seja o que for, ou outras mesmo por falta de tempo.
Desta vez a razão desta ausência, foi ter proposto a mim próprio um desafio.
Como podem ver pela fotografia que acompanha o post, foi um desafio "épico", ao qual eu me dediquei de "corpo e alma" literalmente... Mas comecemos pelo início...
Eu, infelizmente sou daquelas pessoas que tem um metabolismo propício à obesidade e também (muito ou mesmo apenas) por culpa própria, deixei-me engordar muito. A minha vida era muito sedentária, cometi alguns (muitos) excessos, não tinha cuidado com a alimentação, abusava do álcool, ou seja tudo isso contribuiu para atingir os números astronómicos de 120 kilos de peso com uma altura de 1,66 metros o que dava um IMC (indice de massa corporal) de 43.5 ou seja obesidade mórbida, o que pode provocar inúmeras doenças e até mesmo um AVC.
Em fevereiro do ano passado (2011), a minha vida profissional alterou-se e fui prestar serviço numa unidade em terra onde estava mais "exposto" e por consequente tinha de andar bem uniformizado.
Quando fui adquirir novas fardas, constatei que não havia camisas de farda que me servissem, tive de adquirir camisas "piratas" que não eram bem iguais à da farda e por isso "chamava a atenção" e reparava no pessoal a olhar para mim...
Com isto tudo, pus na cabeça que tinha de perder peso!!!
Felizmente no meu novo serviço,  houve (e continua a haver) uma série de fatores que me ajudaram a concretizar e atingir esse objetivo.
O primeiro fator foi o humano, tive a sorte de ter um camarada que também pratica desporto e que me começou a "puxar" para ir com ele, o segundo fator foi o físico, tenho a sorte de ter um "mini" ginásio no serviço onde eu podia ir praticar desporto, o terceiro fator foram as facilidades (principalmente nos horários) que me foram dadas a nível de trabalho para poder dedicar-me a esta luta.
É claro que todos estes fatores não servem de nada sem um fator principal, a força de vontade!!!
Quando iniciei, ia para o ginásio e fazia cerca de meia hora a caminhar na passadeira e quase caia para o lado, mas nunca desisti, em adolescente pratiquei algum desporto e isso também me deu alguma fonte de conhecimento para gerir o esforço e não desistir, impus-me a mim próprio uma série de regras, comecei logo por ter muito mais cuidado com a alimentação, cortei com uma série de alimentos que só fazem mal (batata frita, molhos, gorduras, açucares...), comecei a comer outros mais saudáveis (fruta, legumes, peixe...) com muito mais regularidade, comecei a andar mais a pé e no desporto levar-me ao limite (mas sem entrar em extremos).
Logo no primeiro mês perdi cerca de 3 kilos, a minha resistência no desporto começou a aumentar, em vez de meia hora já fazia 45 minutos, e assim sucessivamente.
Naturalmente também fui ao médico, endócrinologista e nutricionista, fiz análises felizmente não tenho problemas de tiróide e os níveis de colesterol e outros estavam dentro dos parâmetros.
Isto foi andando ao longo dos meses e os resultados a aparecerem, comecei a emagrecer a um ritmo de 3 a 4 kilos por mês às vezes até mais.
Mais tarde comecei também a fazer desporto num ginásio de um amigo meu (voltarei a falar dele mais à frente), nomeadamente trabalho muscular e RPM (bicicleta indoor), o que proporcionou mais perca de peso.
Mas o grande passo em frente foi depois de já conseguir correr com alguma facilidade na passadeira decidi dar o "passo em frente" e fui correr na rua.
A partir daí foi um "mundo novo" que me apareceu à frente...
Primeiramente comecei a correr com os meus colegas de serviço, poucos kms e devagar, depois esse meu amigo do ginásio começou a pôr-me o "bichinho" das provas e comecei a treinar para fazer os 10kms da "Corrida do Tejo" de 2011 em menos de 1 hora... E objetivo atingido!!!
Por um feliz acaso conheci um grupo de pessoas fantásticas que vivem perto de mim e que também correm, a empatia foi grande e comecei a treinar com eles.
O resto da história é previsível... Continuei a perder peso, a ganhar força e resistência, a correr cada vez mais, a entrar em provas e a melhorar cada vez mais os meus tempos e a gostar cada vez mais de correr.
Entretanto as corridas de estrada já não me chegam e estou a dedicar-me também às corridas de montanha "Trail Running" e a distancias maiores...
Com isto tudo num ano, sem tomar quaisquer produtos para emagrecer, apenas suplementos alimentares, desporto e cuidado com a alimentação, perdi 46 kilos!!!!
Há pouco tempo também tive a sorte de poder fazer uma operação (abdominoplastia) que permitiu tirar o excesso de pele e gordura residual da barriga, outro meu grande objetivo.
Portanto acho que a minha ausência aqui no blog até é bem justificável ehehe
Espero que esta minha dedicação sirva de exemplo e inspiração a toda a gente que esteja na mesma situação em que eu estava (obesidade) e é também a prova que quando se quer muito, tudo é possível!!!

P.S. Quero agradecer em especial à P. por tudo o que passou durante este ano e que apesar de todas as peripécias que passou por causa do desporto, sempre me apoiou e acreditou em mim, ela foi também outra  (se não a principal) das razões principais para esta minha mudança de vida. Obrigado amor!!!
Pipas

4 comentários:

Brown Eyes disse...

Olá, foi com grande alegria que li este teu post tão inspirador. Sem dúvida que tinha notado a tua longa ausência, nunca me tinham passado desgraças pela cabeça, mas achei que algo de diferente pairava no ar.

Agora uma novidade destas é de facto maravilhosa.
Parabéns pela força de vontade e pelo sucesso; estás muito bem e de facto mais do que qualquer outra coisa, a tua saúde agradece.

Bjs

ombemua disse...

Parabens e forca para continuar :)

Adelaide disse...

Muitos Parabèns!
;)

Catarina Garcia disse...

O exercício regular também traz uma coisa que é muito importante: confiança em nós mesmos! Parece que ganhamos uma força extra para superar todos os problemas na vida. E perdemos medos :)
Parabens pela mudança!