domingo, abril 08, 2007

Telenovelas

Hoje venho apresentar uma dúvida que me tem atormentado à uns dias.
Todos nós sabemos que desde o advento da televisão privada em Portugal, tem havido uma proliferação de telenovelas nacionais. O que para mim até é bom, porque infelizmente neste país, quem quer viver da representação, tem de trabalhar na televisão e fazer telenovelas, porque o teatro e o cinema não dão para o sustento. Apesar disso, até têm surgido actores e actoras, com algum talento, mas também outros que nem por isso mas enfim...
Mas a dúvida que venho colocar, é a seguinte:
Actualmente, na TVI está a passar uma telenovela em que a acção da história se passa nos Açores, na ilha de São Miguel, o que também acho muito bem, porque é uma ilha bem linda e aliás, todas elas o são e merecem ser divulgadas, mas o problema é que ninguem fala com sotaque dos Açores???
Eu vivi dois anos e uns meses nos Açores, mais propriamente na cidade da Horta, ilha do Faial (este ano vou lá passar uma semana de férias) e sei, de experiencia própria, que as pessoas dos Açores, têm vários sotaques, conforme a ilha ou até mesmo a região da ilha, visto haver ilhas com vários sotaques e acho graça nessa telenovela ninguem ter sotaque, nem parece que "estamos" nos Açores, mais! Até uma telenovela que passou à algum tempo que era passada no Porto, também ninguem tinha sotaque.
Já que fazem tantas telenovelas, para vender e fazer guerra de audiencias, ao menos sejam minimamente realistas e tomem atenção a esses pormenores, basta ver os nossos "primos" do Brasil, cuja indústria de telenovela é um mundo dentro da televisão, que quando faz uma passada por exemplo na Bahia, pôe toda a gente a representar com sotaque dessa região.
Eu sei que podem ser pormenores sem importancia, mas ao menos sejamos realistas e verdadeiros.
Boa noite
Pipas

3 comentários:

Anónimo disse...

Apesar disso, até têm surgido actores e actoras, com algum talento

Unknown disse...

P.S.Não há actores nem actoras, mas sim actores e actrizes

- disse...

e depois tinham de legendar...já viste a trabalheira..? LOL
vai ver a minha "blogosferinha"...limpei a casa e dei-lhe outra função...