quinta-feira, outubro 16, 2008

DocLisboa 2008


Boas amigos(as), inicia-se hoje a sexta edição do DocLisboa, Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa.
Esta mostra de cinema documental é das mais conhecidas e das melhores em termos de filmes documentais que são feitas actualmente em todo o mundo.
Sendo esteano a sexta edição como atrás referi, é igualmente a que mais filmes traz, cerca de 180 que serão exibidos nos cinemas São Jorge e Londres e também na Culturgest.
O filme de abertura deste ano é o "Z 32" do realizador Israelita Avi Mograbi que fala sobre excessos cometidos pelos soldados Israelitas aos Palestinianos. Para encerrar no dia 26 deste mês temos um filme do famoso Kusturica, "Maradona by Kusturica" que retrata o famoso jogador como uma das suas personagens.
O festival contém várias secções de mostra, que abordam diferentes temas da nossa vida e sociedade, como as alterações jurídicas ao casamento, divórcio, etc.. Abundam também filmes de "ficções da realidade" e autobiográficos.
Vai haver também uma secção sobre o tema das eleições Presidenciais Norte-Americanas, sendo exibidos 3 filmes clássicos e uma secção com filmes "Made in China", com documentários originais desse país.
O DocLisboa, é uma iniciativa de louvar, devido à qualidade dos filmes em mostra e aos temas por vezes perturbantes que abordam e nos põem a pensar na vida.
Só espero que continue assim por muitos mais anos.
Fiquem bem
Pipas

2 comentários:

aespumadosdias disse...

Parece interessante...

J. Maldonado disse...

Nunca fui a esse evento. :(
E não será desta vez, infelizmente.