quarta-feira, outubro 22, 2008

The Future of Food - O Futuro da Comida

Boas amigos(as), ontem à noite estive a ver um documentário que se chama "The Future of Food" e que trata disso mesmo, o futuro da comida.
Neste documentário, realizado e co-produzido por Deborah Koons Garcia, é nos apresentado o estado actual dos produtos que fazem parte da nossa alimentação, centrando-se principalmente na questão dos alimentos transgénicos e modificados.
Fala-nos das grandes empresas que têm o monopólio das sementes transgénicas, da utilização dessas mesmas sementes, da contaminação e disseminação dessas sementes nas culturas naturais e mais chocante e vergonhoso, a patenteação dessas sementes e os processos judiciais movidos aos agricultores que por alguma razão ficaram com as suas culturas contaminadas sem culpa.
Mostra-nos igualmente a pressão exercida por essas empresas aos governos, centrando-se no exemplo Norte-Americano que é onde essas empresas têm o seu poderio, mostrando exemplos de elementos do governo que acumulavam cargos nessas mesmas empresas ou nas suas subsidiárias.
Este tema, é um tema muito pertinente nos dias de hoje, porque tem a ver com todos nós e com os nossos filhos, coloca questões importantes, sobre reacções que a nossa saúde poderá ter a esses alimentos alterados geneticamente e com a extinção dos alimentos naturais, nomeadamente as sementes e com isso o controle das sementes transgénicas através das patentes. Ou seja: as companhias podem tornar-se donas dos alimentos e só elas é que controlam a sua produção, armazenagem e distribuição.
Após ver este documentário, fiquei com outra opinião sobre os alimentos transgénicos e os perigos que eles podem trazer para a nossa saúde e futuro.
Aconselho a verem este documentário.
Fiquem bem
Pipas




5 comentários:

aespumadosdias disse...

Eu ainda vou comendo alguns produtos que vejo serem plantados e colhidos da terra.
São muito mais saborosos.

Anónimo disse...

É por isso que agora planto no meu terraço os Big Mac's. Assim sei que como comidinha biológica. Abaixo os pesticidas. Vivam os Big Mac's colhidos directamente da árvore!
Angie :))

J. Maldonado disse...

Essa questão é pertinente, pois na actual conjuntura económica até os alimentos já se tornaram objecto de especulação bolsista. :(

Catarina Garcia disse...

Olá, já tinha visto esse documentário. Estava interessada pelo tema e realmente é o que mais nos informa sobre a questão.
Depois entrei no grupo da plataforma transgénicos fora e ai vim a saber muito mais sobre o tema. Se gostaste aconselho-te a entrares lá também:
http://stopogm.net/?q=node/19
Fica bem, Catarina

Anónimo disse...

aconselho a tirar a musica se quer que as pessoas estejam atentas ao post em vez de andarem eufóricas á procura da música para a desligar...