domingo, janeiro 11, 2009

The Namesake / Yes

Olá amigos(as) hoje venho falar-vos de dois filmes que vi recentemente, dois filmes diferentes mas que têm bastantes pontos em comum, nomeadamente o choque de culturas e civilizações.
O primeiro chama-se "The Namesake" em português "O Bom Nome".
Este filme retrata o choque de culturas e de gerações, é a história de uma família indiana a viver nos Estados Unidos e a acção centra-se no nome escolhido para o primeiro filho.
A acção inicia-se nos anos 70 do séc. XX na Índia, com um casamento combinado, depois a ida para os Estados Unidos e respectivos nascimentos dos filhos, onde tudo se complica, o choque de duas culturas totalmente diferentes, os valores morais, tradições diferentes que se entrelaçam e colidem ao mesmo tempo, mas sempre sem deixar de haver amor e entendimento entre pais e filhos.
Um filme da realizadora Indiana Mira Nair, baseado no livro com o mesmo nome de Jhumpa Lahiri, é sem dúvida um dos mais bonitos que vi ultimamente.
Recomendo-o vivamente


O outro filme que quero falar chama-se Yes, é da realizadora inglesa Sally Potter e é uma lindíssima história de amor.
O filme trata do caso de uma médica, cujo casamento há muito que acabou, que se apaixona por um libanês a trabalhar em Londres.
A partir daqui desenvolve-se uma paixão imensa entre ambos, mas paralelamente cresce também o choque entre duas culturas tão diferentes, a ocidental e a oriental, o cristianismo e o mundo muçulmano, que traz alguns problemas a ambos.
A actriz Joan Allen, tem neste filme um desempenho fabuloso, tal como o actor Simon Abkarian, e a realizadora Sally Potter, consegue mostrar de uma forma intensa, um amor tão forte que luta contra uma série de contratempos e "politiquices".
Também recomendo que o vejam com muita atenção.




Espero que tenham gostado destas sugestões.
Fiquem bem
Pipas

3 comentários:

Isabel disse...

Já vi um filme da Mira Nair, "Casamento Debaixo de Chuva" e gostei bastante. Ela filma muito bem a Índia e a cultura indiana no mundo. Já tive com "O Bom Nome" na mão no clube de vídeo mas acabei por não trazer. Mas qualquer dia tem que ser.

aespumadosdias disse...

O tempo tem sido pouco para ver filmes. Nem em dvd.
Lembro-me de ouvir falar do 2º filme. Parece ser 1 história interessante.

J. Maldonado disse...

Conheço e aprecio ambas as realizadoras, embora esteja mais inclinado para o estilo de Sally Potter.
Recomendo-te que vejas, quando puderes, este excelente filme de Sally Potter, que foi uma referência cinematográfica dos anos 90: Orlando. É adaptado da obra homónima de Virginia Wolf.
Quanto aos filmes que referes, já ouvi falar do primeiro, apesar de não o ter visto ainda. Quanto ao segundo, desconheço-o.