quarta-feira, janeiro 21, 2009

Obama e agora???

E pronto... Barack Obama já é Presidente dos Estados Unidos da América!! E agora???
Este presidente, após o Kennedy, deve ser o que mais esperanças tem nele depositadas...
Tem tudo a seu favor, é novo, é o primeiro afro-americano a ser presidente, democrata e com ideias que se podem mesmo considerar "revolucionárias"...
Mas... Será que vai conseguir???
A meu ver, penso que se tem elevado muito as expectativas em torno dele, naturalmente que fiquei contente com a sua eleição, mas não partilho desse entusiasmo geral de que ele vai mudar tudo, que vai acabar com as guerras, que vai salvar a economia Norte-Americana e por arrasto a mundial, que vai acabar com as desigualdades sociais e tudo o mais que se diz, parece que ele é a reencarnação de Cristo.
O sistema político dos E.U.A. é muito complicado, muitos movimentos e lobbys na sombra (isto parece uma teoria da conspiração, mas é mesmo assim), e ele sozinho ou mesmo junto com o seu pequeno grupo de "escolhidos" para a governação, não irá conseguir fazer frente a isso tudo.
Acredito que algumas coisas poderão mudar, isso é normal, mas duvido que haja essas grandes mudanças de fundo que se esperam.
O tempo o dirá e só espero daqui a quatro anos esteja a fazer um post a glorificar tudo o que ele conseguiu, mas até lá fica a dúvida e a esperança.
Fiquem bem
Pipas

3 comentários:

aespumadosdias disse...

É o novo herói do mundo actual.
A esperança é muita. O discurso é muito bom.

J. Maldonado disse...

É certo que existe uma euforia generalizada em torno da sua pessoa, porém há que ter fé nos seus ideais de mudança. É um grande homem que tem tudo para ser um dos melhores presidentes americanos de sempre.
A ver vamos! Deixem-no trabalhar!
Se ele tiver sucesso na sua governação, os Republicanos bem poderão dizer adeus à Casa Branca por longos e felizes anos... ;)

Brown Eyes disse...

Também espero que o seu discurso iluminado dê frutos e não desilusões.
Pessoalmente e politicamente, gosto das suas ideias.

BE