quarta-feira, agosto 25, 2010

Uma Aventura... para tirar o Cartão do Cidadão

Eu há já algum tempo que andava para tirar o famoso "Cartão do Cidadão", mas sempre fui adiando porque devido à minha vida profissional não necesitava dele como meio prioritário de identificação e por isso sempre fui adiando.
O ano passado, passou-se uma situação um pouco grave, devido a não ter este meio de identificação e prejudiquei terceiros com isso.
Este ano para não acontecer o mesmo e com fortes insistências desses mesmos terceiros que foram prejudicados o ano passado, lá me resolvi ir hoje tirar o tão falado cartão!!
Primeiro, visto ser da zona de Sintra e após muitas hesitações lá me decidi por ir à conservatória do registo civil em Queluz, visto ser o sítio mais perto da minha casa onde fazem o cartão. Como já me tinham avisado que costumava estar lá muita gente e que as senhas eram limitadas, lá me levantei cedo e pus pés a caminho.
Chego a Queluz antes das 08h00 da manhã, como a conservatória abre às 09h00 até ia descansado, mas já estava uma fila enorme à porta, lá me pus na fila, uma hora de pé à seca, a conservatória abre, corrida às senhas... Quando chega à minha vez, já não havia senhas!!!! Fiquei pior que fo***, não desanimei, dou uma corrida até à estação da CP, comboio para Lisboa em direcção à loja do cidadão dos Restauradores.
Cheguei à loja do cidadão eram 09h40 vou tirar a senha ia no nr. 17 e eu sou o nr. 59... Grande seca que vou apanhar, pensei eu e claro que acertei.
Só fui chamado perto das 13h00 e porque muita gente desistiu senão se calhar ainda lá estava a esta hora.
Claro que aproveitei o tempo de espera para observar o que acontecia à minha volta, desde família inteiras pais, mães, filhos, avós para tirarem o cartão no mesmo dia, a pessoas a fazerem o cartão para recém-nascidos, as pessoas das senhas prioritárias (grávidas, 3ª idade, pessoas com deficiências, etc.), a serem atendidos mais lentamente que a das senhas normais, os habituais "revoltados" sempre a dizerem mal de tudo e todos, enfim como sempre Portugal e os Portugueses no seu melhor.
Falta apenas dizer que no cartão do cidadão estão todos os sistemas de segurança social e apoio médico, desde a "caixa", ADSE, GNR, PSP, SEF, os dos armadores e marinha mercante (que nem sequer sabia que tinham sistema próprio), etc., todos menos o ADM, o das Forças Armadas!!! Que é o que eu pertenço mais uns quantos milhares de pessoas. Enfim não é para perceber...
Mesmo assim, na loja do cidadão nem foi tão mau assim, penso que quem estiver logo lá na hora da abertura, consegue despachar depressa o cartão.
O que valeu depois disto tudo, foi a "bifana" no pão e a imperial preta que comi no "À Beira - Gare", junto à estação do Rossio, a "bica" no "Café Gelo" e a voltinha que dei pela Baixa e pelo Chiado, sendo de reparar que faz hoje 22 anos que foi o grande incêndio do Chiado.
Fiquem bem
Pipas

1 comentário:

Anónimo disse...

Renovar o cartão de Identidade, que actualmente é conhecido por cartão do cidadão é muito fácil, barato e dá milhões! Só demoras cerca de 4 horas na loja do cidadão para conseguires o tal cartão de cidadão e pagas 30,00 e não bufas. Portugal está com uma produtividade, muito acima da média, lol, dos Países Europeus, portanto vai e renova o Teu B.I. sem pressas,pois os serviços do Estado Português são os mais rápidos e efecitentes de todos os Países da C.E. lol. Não percas tempo... Lol