terça-feira, maio 31, 2011

Novamente as greves na CP


E pronto avizinha-se outro mês de complicações devido às greves da CP...
Depois de termos passado um mês de Março infernal, parece que o mês de Junho vai ser igual.
A minha opinião sobre este assunto já foi exposta num post anterior e continua a mesma.
Hoje por azar e descuido da minha parte, não me apercebi que ia haver greve e fui como habitualmente de manhã para a estação para apanhar o comboio para o Rossio que passa no Cacém às 07h40 para ir trabalhar. Mas quando chego à estação comecei logo a desconfiar que alguma coisa estava errada, uma multidão de gente, as televisões a filmar, as bilheteiras fechadas... Pensei logo para comigo "queres ver que hoje há greve e eu não sei!!" Dirigo-me para o acesso aos cais e quando vejo nos placards electrónicos que os comboios tinham todos sido "suprimidos" disse logo "estou fod***".
Por acaso lembrei-me de um camarada que também vive no Cacém e que costuma ir comigo no comboio e liguei-lhe a avisar da greve, ele também não sabia e decidimos ir de carro até Lisboa.
Escusado é dizer que saimos do Cacém pouco antes das 08h00 da manhã mas devido ao transito intenso só conseguimos chegar ao serviço já eram 10h00...
Resumindo, apanhamos uma carga de nervos e chatices logo de manhã.
Para mim o mais caricato desta situação, no caso de hoje é que a greve era do pessoal revisor e das bilheteiras, então qual o porquê de não terem sido feitos comboios??? Será que os maquinistas não podem andar sem revisores??
A maioria das pessoas que utiliza comboio, tira o passe mensal ou então como é o meu caso, usa bilhete electrónico que carrega com várias viagens, penso que não seria por falta de fiscalização que a CP iria perder dinheiro, visto que o grosso desse dinheiro já está na CP logo no princípio do mês.
Tal como referi no outro post sobre este mesmo assunto não sou contra o direito de os trabalhadores lutarem pelos seus direitos, mas neste caso dos trabalhadores da CP, infelizmente quem eles prejudicam com estas greves não é a empresa ou o governo, mas sim os utentes, que sofrem para irem trabalhar, chegam atrasados ou simplesmente não vão, e com esses atrasos e faltas são descontados no ordenado, porque os patrões não querem saber se houve greve ou não e essas faltas não são justificadas.
Eu acho que nós utentes da CP deviamos era juntarmo-nos todos e andarmos um mês "à pala" nos comboios, ou seja durante um mês ninguém pagava passe ou bilhete, era o que eles mereciam...
Mas enfim não podemos (devemos) entrar por essas vias, porque esse tipo de atitude também não leva a nada...
Pipas

1 comentário:

SEVE disse...

Esta """"greve"""" dos maquinistas da CP arrrrrrasta-se há mais 30 anos, atenção que não estou a exagerar, lembra-me de ser puto e morar na Amadora e vir a pé pela linha do comboio, não sei se alguma vez até Lisboa, porque parece que uma vez nos metemos no túnel a andar (mas desta passagem não me lembro daí não a puder confirmar), mas é uma tristeza,,,,