sábado, junho 20, 2009

Parabéns Aung San Suu Kyi

Esta é a minha humilde contribuição e forma de homenagem a Aung San Suu Kyi que ontem fez 64 anos de idade.
Aung San Suu Kyi é a "cara" da resistência e oposição política ao regime ditatorial e brutal que governa a Birmânia ou Myanmar como também é conhecido.
Nestes últimos 19 anos, Aung San Suu Kyi passou pelo menos 13 deles sob alguma forma de prisão, seja efectiva ou domiciliária por exprimir e defender a liberdade do povo Birmanês.
Actualmente encontra-se detida e sob julgamento por ter violado os termos da prisão domiciliária, para isso serviu como desculpa, a intrusão de um activista Norte-Americano na sua casa no mês passado.
Em 1991, ela e o seu partido, a Liga Nacional para a Democracia, venceram as eleições legislativas, mas a junta militar que governa a Birmânia nunca aceitou o resultado e impediu-a de formar governo sabendo que ela os ia depor e formar um governo democrático e legal.
A par de Dalai Lama, Nelson Mandela, Gandhi e tantos outros, Aung San Suu Kyi é um exemplo vivo de que a luta contra as ditaduras, (sejam de que tipo forem) e pelos Direitos do Homem, ainda prevalecem apesar de todas as contrariedades e sacrifícios pessoais que estas pessoas a isso estão sujeitos.
Os meus parabéns tanto pelo aniversário, como pela luta pela liberdade do povo Birmanês que serve de exemplo a tantos outros povos que ainda vivem sob regimes cruéis, que nada se interessam pelos Direitos e liberdades básicas e fundamentais dos seus cidadãos!!!
Fiquem bem
Pipas

2 comentários:

- disse...

Pois um bem haja às mulheres com tomates..

J. Maldonado disse...

É sem dúvida uma mulher extraordinária... :)