sábado, abril 30, 2011

World Press Photo 2011


E como habitualmente, a exposição itinerante com as fotografias do prestigiado "World Press Photo", concurso a nível mundial que elege as melhores fotografias jornalísticas tanto no geral como em diversas categorias, chegou a Portugal.
Podemos ver a exposição no Museu da Electricidade e está em exibição de 29 da Abril a 22 de Maio, de terça a domingo das 10h00 às 18h00 com entrada livre.
A foto vencedora este ano é a que está na imagem que acompanha o post, da autoria da fotógrafa Sul-Africana Jodi Bieber, que nos traz uma jovem afegã de 18 anos mutilada, não devido à guerra mas sim porque fugiu do marido devido à violência doméstica que sofria nas mãos dele, sendo depois levada a um tribunal talibã que a condenou, sendo a pena executada pelo próprio marido, que lhe cortou as orelhas e o nariz.
Felizmente Bibi Aisha (é o nome da rapariga) foi descoberta por uma ONG e entregue ao exército americano.
Aisha actualmente está nos Estados Unidos a viver e fazer cirurgia reconstrutiva à sua cara e a receber apoio psicológico.
Como podem ver, apesar de as outras fotos premiadas também serem muito boas, esta tem toda uma carga emocional subjacente que fez com que o júri lhe atribuísse o "World Press Photo" deste ano.
Aproveitem um dia (que o tempo esteja melhor) para dar uma volta à beira Tejo e dêem uma espreitadela na exposição.
Fiquem bem
Pipas

Sem comentários: