segunda-feira, abril 11, 2011

Nobre - Um verdadeiro camaleão

Boas, venho aqui deixar a minha opinião sobre um assunto que hoje já fez correr muita "tinta" nos média e na internet, que é o convite feito por Pedro Passos Coelho a Fernando Nobre para se candidatar a deputado pelo PSD como cabeça de lista por Lisboa e no caso de o PSD vir a ser governo, Nobre ser o Presidente da Assembleia da República e a respectiva resposta afirmativa de Nobre a esse convite. 
Fernando Nobre médico de profissão e presidente da AMI durante largos anos, tem vindo desde há alguns anos a tentar enveredar na política activa do país, mas os seu percurso tem sido um pouco "sui generis", vejamos:
Em Junho de 2005 Nobre fez a sua primeira aparição política, foi mandatário nacional do BE para as eleições Europeias que decorreram nesse ano, fazendo um discurso em que como se costuma dizer na gíria, parecia que "era do Bloco de Esquerda desde pequenino", passando essas eleições, desapareceu da política activa, voltando como candidato presidencial para as últimas presidenciais que se realizaram já este ano.
Nessa sua candidatura apareceu como independente e, sem nenhum vínculo partidário, mas com um projecto cívico e de cidadania contra a "hipocrisia política", etc., etc., mas por trás tinha como apoiante (e impulsionador da candidatura) Mário Soares que chegou a declarar em público que Nobre "seria um bom presidente". Após as eleições e consequente derrota, Nobre diz que não vai fundar nenhum partido político nem ingressar em nenhum, continua independente e apartidário.
E eis que hoje cai esta bomba!
Pedro Passos Coelha convida Nobre a ser cabeça de lista por Lisboa!!! E mais, se o PSD for governo, põe Nobre como Presidente da Assembleia da República, o 2º cargo da hierarquia do Estado depois do de Presidente da República!!!
Nobre "relutantemente" aceitou e já veio dizer que:
“Sei que poderei ser alvo de muitas incompreensões, de outras tantas críticas e até do desprezo de muitos, mas o que me determinou foi a convicção de que poderei servir o meu país e ser útil a Portugal.”
Enfim...
Eu realmente não tenho palavras... Este senhor que tanto falou contra a hipocrisia política, contra os partidos, sei lá que mais, veio no fim revelar-se igual ou pior do que os que ele tanto criticou e não é com desculpas e lamechices como as que transcrevi acima que vai convencer quem quer que seja.
Realmente este país com gente assim nunca irá longe!!!
Fiquem bem
Pipas

1 comentário:

Brown Eyes disse...

Olá. Confesso-te que quando ouvi ontem a notícia fiquei incrédula.
Era uma pessoa pela qual tinha imenso respeito, e agora, no foro político e público desiludiu-me.

Gosto de pessoas que defendam as suas convicções até ao fim; pessoas que entrem em lobbies, sinceramente irritam-me.

Bjs
BE