quinta-feira, novembro 13, 2008

Ensaio Sobre a Cegueira



Boas pessoal, ontem fui ver a ante-estreia do tão falado "Blindeness - Ensaio sobre a cegueira", adaptação do livro homónimo do Saramago.
Visto ter acabado de ler o livro há poucos dias e ainda estar bem presente na minha memória toda a sua história e acção, que eu gostei bastante, fui com algumas reservas porque são raras as adaptações de livros que resultam em filme que conseguem ser fieis aos mesmos.
Lá fui eu até ao El Corte Ingles às 22h, sala quase cheia e grande a expectativa.
Deu-se início à projecção...
O que posso dizer em relação ao filme...
Na minha opinião pessoal, gostei bastante, está fiel ao livro e consegue recriar todo o ambiente nele descrito, naturalmente, não tão forte porque apesar de se ver nas imagens, por exemplo, a sujidade e a vida deles no meio dela, a descrição no livro consegue ser mais profunda e impressionante, o mesmo se passa em outras cenas mais "pesadas", nomeadamente a referente à chantagem que as mulheres são sujeitas, onde está implícito o que lhes está a acontecer, mas não impressiona tanto como ler a descrição dos actos no livro.
No que eu chamo a 2ª parte da história, a acção está mais resumida e faltam cenas que estão no livro e que poderiam estar também no filme (mas compreende-se, se estivesse lá tudo o filme durava 4 horas), contribuindo para um desfecho mais rápido da história.
Gostei também do trabalho dos actores, têm um desempenho fantástico e nota-se uma entrega total ao papel que eles representam.
A parte técnica está boa, os planos são lentos mas pormenorizados, entrecortados por vezes com o fundo branco que nos dá a sensação de cegueira que os atinge.
Resumindo, gostei do filme, está bem feito e bem representado e mesmo com alguns cortes na história consegue estar fiel ao livro, mantendo igualmente as falas dos personagens na íntegra.
Merece ser visto

Fiquem bem

Pipas

4 comentários:

- disse...

em tempo o verei, mas para já fico contente que não tenha sido uma banhada pra ti :o)

aespumadosdias disse...

Não li o livro, mas pretendo ir ver o filme. Tenho ouvido alguns comentários que dizem que é 1 filme bastante duro emocionalmente.

J. Maldonado disse...

Nunca li o livro, pois não aprecio o estilo de escrita de Saramago. É resultante dum trauma de longa data... :))
Espero que na próxima semana consiga ver esse filme. Porém, li muitas críticas desfavoráveis da parte da intelectualidade portuguesa...

Brown Eyes disse...

Olá.
Não aprecio particularmente a escrita de Saramago, embora o Ensaio sobre a Cegueira tenha sido para mim a obra que captou mais a minha atenção...talvez pela crueza das descrições.
Por isso vou seguir a tua sugestão e um dia destes vou dedicar algum tempo a ver este filme.

Fica bem
BE