domingo, agosto 16, 2009

Woodstock 40 anos












Boas amigos(as) faz este fim de semana 40 anos que se realizou esse grande festival de música (conhecido pelo nome do local onde foi realizado) "Woodstock" nos Estados Unidos.

Este festival que durou 3 dias, foi uma forma que vários artistas, músicos e cantores arranjaram de mostrar dentro do espírito da época (1969) que era possível viver-se num mundo em harmonia e Paz com toda a gente.

Nesta época os Estados Unidos estavam a braços com uma grande crise política e social, estando envolvidos na guerra do Vietname em que morreram milhares de jovens que recrutados para lá combater (sem falar nos milhares de vietnamitas que também morreram e que foram em muito mais número que os Norte-Americanos), juntamente com a política de segregação racial, mais a "caça às bruxas" e as perseguições aos (supostos) comunistas e a "Guerra Fria" com a União Soviética, contribuiu para a criação de um clima de insatisfação social nos jovens e na comunidade musical, que usou o festival como meio de demonstrar o seu desagrado contra tudo isso.

No festival em si, participaram dezenas de músicos da época entre eles: Janis Joplin; Jimi Hendrix; Joe Cocker; Jefferson Airplane; Santana e outros tantos cujas participações ainda hoje são recordadas como se podem ver nos vídeos que pus a acompanhar o post.


Comercialmente o festival foi um fracasso, porque foi tanta gente assistir que tiveram de abrir as portas e deixar entrar quem quisesse sem bilhete, famosas também são as imagens da lama e da chuva que assolou o festival mas sem conseguir afastar as pessoas que lá foram. Viu-se acima de tudo a interacção e espírito de amizade e companheirismo entre toda a gente, o famoso espírito "Hippie" e do "Flower Power" que alastrava nos jovens dessa altura.

O Woodstock marcou uma geração e deixou um grande legado para as vindouras, sendo considerado também o "Pai" dos festivais que actualmente ocorrem por esse mundo fora como o nosso "Vilar de Mouros" ou "Sudoeste".

Como já disse deixo 3 vídeos de artistas que marcaram a época e o festival e outro, tipo mini documentário que mostra o espírito e o ambiente do mesmo.

Fiquem bem

Pipas





1 comentário:

aespumadosdias disse...

Depois deste festival nada ficou na mesma. Marcou essa época.