segunda-feira, abril 07, 2008

"Prémio Fotojornalismo Visão/BES"


Boa noite novamente amigas(os).
Há pouco, falei-vos do Dia Mundial da Saúde e da "OMS", agora venho falar-vos de outra coisa completamente diferente.
No passado dia 03 de Abril, foram conhecidos os trabalhos fotográficos vencedores do "Prémio de Fotojonalismo Visão/BES" deste ano.
A fotografia vencedora, foi tirada por Augusto Brázio, fotógrafo freelancer que trabalha com a agência Kameraphoto, e retrata uma jovem de 19 anos, a ser assistida pelo INEM, após o nascimento do seu terceiro filho em casa.
Esta fotografia de Augusto Brázio, pertence ao trabalho que ele desenvolveu sobre o INEM, que o levou a acompanhar as saídas dos médicos e técnicos do mesmo, durante cerca de um ano.
Na entrega do prémio, o presidente do júri, Jean-François Leroy, explicou que o processo de escolha foi "fácil, porque havia uma grande distância entre a foto vencedora e todas as outras". Leroy classificou ainda a fotografia como "algo mesmo novo".
Para além desta, outras fotografias, foram premiadas nas diversas categorias a concurso.
Mais uma vez, quero enaltecer a revista "Visão" e o "BES", pela excelente iniciativa que é este prémio de fotojornalismo, que vem dar a conhecer o excelente fotojornalismo que é produzido em Portugal, por fotógrafos Portugueses, trabalho esse reconhecido o ano passado pelo "World Press Photo" que atribuiu um terceiro lugar ao fotógrafo Miguel Barreira na categoria de "Sport Action".
Quem sabe se brevemente não iremos ver uma fotografia Portuguesa a ganhar o prémio principal do "World Press Photo"...
Pipas

1 comentário:

- disse...

Sim sim, eu vi no público. Ainda não desloquei o meu rabo até lá...tenho de ir ver a exposição...
Já foste? Bora os três?
Olha lá...a última frase é muito muito fantasiosa...
Qm sabe se não és tu com uma das tuas paisagens à Ansell Adams...