domingo, agosto 17, 2008

Festas Nossa Srª do Castelo - Coruche 2008







Boas amigos(as), eu como vocês todos sabem, sou da zona de Sintra, mas tenho uma "terra adoptiva" que é Coruche.
A minha família como é toda de Lisboa e não temos antepassados (pelo menos mais próximos), fora de Lisboa, nunca tive a chamada "terra" para onde se costuma ir passar férias ou fins de semana.
Mas os meus avós (maternos), quando se reformaram, por várias coincidências e acasos da vida, acabaram por comprar um terreno numa aldeia chamada Fajarda a 6kms da Vila de Coruche e aí construiram uma casa, acabando por lá irem viver em definitivo e devido isso, practicamente desde os meus 9 anos de idade que vou para lá, várias vezes por ano.
Hoje não vos vou falar sobre Coruche, que é uma vila muito bonita e sossegada, mas sim das festas que lá se realizam todos os anos por esta altura, e onde eu tive o prazer de lá estar presente este fim de semana.
As festas, iniciaram-se no dia 14 e prolongam-se até dia 18. Este ano, com a nova marginal ao longo do rio Sorraia e do novo largo ao pé da Praça de Toiros, as festas tornaram-se maiores, com mais espaço, e condições, proporcionando novas actividades e bem estar a toda a gente que lá foi assistir.
Como habitualmente houve o fogo de artifício à meia-noite de dia 14, (ficam algumas imagens a acompanhar o post), muito engraçado e bem construido, que nos deixou bonitas imagens, houve também as largadas de toiros (como tem de ser uma vila típicamente Ribatejana), tanto nocturnas como diurnas, (também deixo algumas imagens), como as habituais tasquinhas onde cada freguesia do concelho mostrava o seu melhor nos comes e bebes, para além disto houve sempre muita animação, com música ao vivo, tendas com DJ'S e outras iniciativas para a gente mais nova.
Conjuntamente com estas actividades mais divertidas, houve também outras mais sérias que fazem parte do programa, como a procissão da Nossa Senhora do Castelo, que juntou umas milhares de pessoas a assistir e a participar, as mostras de danças e cantares tradicionais, tanto da região de Coruche, como também de outras partes do país, espectáculo etnográfico muito bom e interessante (pena ter sido de noite, dava umas fotos fantásticas), as provas de "condução de cabrestos", onde os campinos mostravam toda a sua perícia na condução do gado.
Como não podia deixar de ser, participaram nomes artísticos bem conhecidos, em actuações no palco principal, durante estes dias, como a Mariza, o Marco Horácio com o seu "Rouxinol Faduncho" e os Blasted Mechanism, que irão actuar dia 18 para encerrar as festividades.
Achei as festas este ano muito boas, com um óptimo cartaz, a apontar negativamente, apenas alguns atrasos em relação ao que estava programado no horário do programa das festas, o que causou algum transtorno, mas de resto tudo muito bem.
A nível de participação das pessoas, esteve ao "rubro", nunca me lembro de ter visto a vila assim tão cheia de gente, principalmente de gente nova e com as noites muito animadas, muito bom mesmo.
Espero para o ano lá estar novamente e aqui fica a sugestão, porque não, "lá darem um salto!".
Fiquem bem.
Pipas

P.S. Todas as fotos que acompanham o post, foram tiradas por mim.
Pipas

6 comentários:

J. Maldonado disse...

O importante é que te divertiste muito, o resto é conversa... ;)

aespumadosdias disse...

Passei lá perto ontem. Não tive tempo para parar. O Ribatejo está cheio de cartazes com as festas de Coruche e Samora.

- disse...

alta festarola!!

Brown Eyes disse...

Bem, que nostalgia que senti agora ao ler este post. São engraçadas as coincidências da vida.Também eu resido nas cercanias de Sintra, também eu tenho ligações afectivas fortes com Coruche em geral e a Fajarda em particular.Passei lá bons momentos da minha infância e adolescência com uma parte da minha família que já não existe.Mas foi bom recordar de novo.

Unknown disse...

GRANDES FESTAS as de Coruche... sim senhor.
VIVA O RIBATEJO e as suas tradições!!!!
Parabéns pelas fotos...

Cartão Azul disse...

Então estás ao corrente da celebre frase:
- Fo.... que é de Coruche!!!
- E o senhor é de onde?
- De Santarém!
- Então fo.... também!

Um abraço e continua com o blog que está ZBZ5

Gavancho