sexta-feira, fevereiro 08, 2008

World Press Photo 2008

Boa noite, é com grande prazer meu, que fiquei a saber que já foram escolhidas as fotografias vencedoras do World Press Photo, deste ano.
A World Press Photo, tem como missão encorajar os repórteres fotográficos, a manter um alto nível de qualidade fotográfica e a liberdade de expressão jornalística, umas das formas de conseguir isso, é através de um concurso anual e internacional onde centenas de repórteres fotográficos entram em competição com os seus trabalhos, para alcançarem o galardão máximo que lhes trás reconhecimento internacional e o respectivo prémio. Para além da fotografia do ano, existem também prémios para os outros temas em concurso, tais como: desporto; artes; sociedade; etc.. Após o conhecimento dos vencedores é montada uma exposição itinerante, com as fotografias vencedoras nesses diversos temas que percorre vários países, Portugal incluído.
A fotografia vencedora deste ano, foi tirada pelo fotógrafo britânico Tim Hetherington, para a revista Vanity Fair, no Afeganistão e mostra um soldado norte-americano num bunker em Korengal.
O júri ao anunciar a fotografia vencedora, fez o seguinte comentário para justificar a escolha “Esta imagem mostra um homem exausto. E uma nação exausta” o que mostra bem o efeito que tem dado a "guerra ao terror" nos países que que a combatem, principalmente aos Norte-Americanos e Britânicos.
Por hoje é tudo, deixo-vos a foto e um resto de boa noite a todos(as).
Pipas


Photobucket

P.S. O meu irmão hoje já saiu de casa, ainda com muita dificuldade, mas o que interessa é que está a recuperar bem.

1 comentário:

arco-íris negro disse...

Eu vi no noticiário e também foi o que me prendeu a atenção. Gostei da frase que pronunciaram sobre a foto. Mal posso esperar...será no CCB ou no Museu da Electricidade este ano?
Bom tema, bom post :o)