terça-feira, fevereiro 12, 2008

Herbie Hancock e o Grammy

Photobucket


Boa noite amigos(as), foi com grande agrado que soube que nos "Grammy" deste ano, o prémio de album do ano, foi entregue ao "grande" Herbie Hancock, apesar da concorrência (merecida apesar de tudo) da Amy Winehouse, que recebeu cinco dos seis prémios das categorias em que estava nomeada. Perguntam-me vocês o porquê da minha admiração e alegria por causa da entrega deste "Grammy", (o mais importante) ao Herbie Hancock?
É simples, há 43 anos que este prémio não era entregue a um album de jazz. Sendo eu um grande apreciador de jazz, é natural que fique contente.
Herbie Hancock, grande pianista e compositor jazz, começou desde muito novo a estudar piano, numa formação clássica primeiramente e depois como auto-didacta em jazz, aprendendo com os grandes mestres da sua juventude. Mais tarde, estudou em várias escolas de música, gravando um primeiro album chamado "Takin' Off" para a lendária editora "Blue Note", este album, chamou a atenção do Miles Davies, que o convidou para fazer parte do seu quinteto e a partir daí foi sempre a evoluir, o que é comprovado com a entrega deste "Grammy" a ele.
O album premiado, chama-se "River: The Joni Letters". Este album, é um tributo à cantora de folk Joni Mitchell e conta com a participação de cantoras como a Norah Jones ou a Corinne Bailey Rae.
Só espero que com isto, o jazz volte a ter o protagonismo que já teve e que seja encarado como um tipo de música de qualidade para todos e não só para alguns elitistas.
Deixo-vos um vídeo de uma actuação de Herbie Hancock com outros músicos de jazz, espero que gostem e que comecem a interessar-se por jazz
Abraço
Pipas


1 comentário:

- disse...

Com tanto tempo de secura até o perdoo por ter roubado um grammy à minha menina...