segunda-feira, março 17, 2008

Cowboys & Cia.


Olá amigos(as)!
Eu sou um grande aficionado dos chamados "filmes de cowboys", adoro aquela "ingenuidade" da luta do bem e do mal, o "politicamente correcto" (ou não), o retrato de uma época na história dos Estados Unidos, o "descobrir e domar" os novos territórios, a justiça do "olho por olho, dente por dente".
Além disso tudo, há sempre as paisagens sempre fabulosas do interior dos Estados Unidos, que nos trazem sempre aquele espírito de liberdade, de não ter de dar satisfações a ninguém, e caminhar em direcção ao pôr do sol...
"I'm poor lonesome cowboy..."
Tudo isto porquê?? Este fim de semana, aproveitei e vi dois filmes desse género, o primeiro, um filme recente, que já não aborda a temática dos "bons contra os maus" da forma que os filmes antigos abordavam, mas que trata da "natureza humana" e das contradições que temos de passar, para sobreviver e proteger os nossos, o filme chama-se "O comboio das 3:10 para Yuma".
Recomendo a todos o verem.
O segundo filme foi esse clássico, talvez a obra prima do género que é "O Bom o Mau e o Vilão" do Sérgio Leone com o Clint Eastwood, deliciei-me a ver este filme, (pela enésima vez), tanto pela história, como pela interpretação dos diversos actores, como pela parte cinematográfica, os planos utilizados, a iluminação, o clima criado, é fabuloso, consegue envolver-nos de tal maneira (pelo menos a mim) que não me consegui levantar do sofá para nada.
Adoro este filme, penso que dentro do género, não deve de haver melhor.
Deixo o trailer para quem ainda não conhece, para aguçar a curiosidade.
Pipas

4 comentários:

- disse...

Adoro westerns desde pequenita e tenho "o bom o mau e o vilão" special edition e tal...
Outro q eu adoro é o Tombstone... (toda a história do wyatt earp é maravilhosa e o doc holliday do Val kilmer é muito sexy LOL) e li a colecção de westerns de bolso do meu pai, que foram vendidos a valores já não praticados aquando do meu nascimento...
Enfim, agora o Este país não é para velhos, apesar de não ser uma cowboiada também remete para esse universo texano...
Bem, falta-me apanhar esse comboio, já tenho planos para o ver...Depois dou-te o meu feedback.

PS: vê os Falsificadores.

Anónimo disse...

Também gosto de westerns, tanto clássicos como modernos.
O do Sérgio Leone dispensa comentários, pois é uma obra-prima, com um enredo, um elenco e uma banda sonora espectaculares. O outro vi-o no cinema e adorei, pois tinha uma temática nihilista.
Mais uma faceta tua que eu desconhecia... lol

Brown Eyes disse...

Boas escolhas Pipas; sem dúvida que "O Bom, o Mau e o Vilão" é dos melhores filmes de cowboys que vi até hoje.
Confesso que hoje em dia já não me prendo com tanta assiduidade a essa temática do "faroeste" como o fazia aqui há uns anos atrás, mas um bom filme é sempre um bom filme.

Fica bem
BE

- disse...

PS: vi-o agora... que grande filme...